Libras na Câmara

Data de inclusão: 05/03/2019 15:24

A língua oficial dos surdos, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) não funciona com a simples gestualização da língua portuguesa através do alfabeto. A comunicação ocorre por diferentes níveis linguísticos, através da interpretação e das relações entre os elementos que compõem uma frase. Assim, sua principal diferença em relação à comunicação das pessoas ouvintes está no modo de articulação da linguagem, que acontece de forma visual-espacial. Para se comunicar, além de conhecer os sinais, é preciso também conhecer as estruturas gramaticais para combinar as frases e estabelecer a comunicação de forma correta e eficaz. Essa é a maneira mais básica e tão importante de inclusão social, por meio da linguagem.