Apoio ao movimento desencadeado pelos caminhoneiros é tema dos pronunciamentos dos vereadores

Data de inclusão: 25/05/2018 16:19

Os discursos na tribuna livre na sessão de quinta-feira (24), foram em apoio ao movimento dos caminhoneiros. A greve dos motoristas de cargas chega ao quinto dia e, até o momento, não há prazo para encerramento, de acordo com as entidades sindicais da classe. Na tarde desta sexta-feira, 25, em pronunciamento no Palácio do Planalto, o presidente da República Michel Temer (MDB) acionou forças federais para desbloquear estradas ocupadas por caminhoneiros em greve.

Os bloqueios das rodovias, de acordo com os parlamentares, é um remédio amargo, mas só desta forma, o Governo Federal sentirá a insatisfação da classe que representa mais de dois milhões de motoristas. “É um tremendo desrespeito do Governo Federal com o povo. Ultimamente, só neste mês, tivemos aumento no preço dos combustíveis mais de 5 (cinco) vezes, e isso é reflexo da má gestão do Governo Federal”, argumentou Bogo. Na mesma linha do vereador emedebista, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edi Salomon, falou sobre a bravura da classe que resolveu parar o Brasil. “Devemos reconhecer a garra desses motoristas. O Governo Federal com toda aquela equipe, não viu o rumo que o país esta tomando? Sou favorável aos bloqueios feitos pelos motoristas, pois só assim conseguiremos algumas mudanças ao nosso país”, indagou Salomon.

O vereador Daguimar Nogueira (PSB), acrescentou: “Sabemos que poderemos ficar até sem comida (escassez de alimentos devido aos bloqueios nas rodovias), mas precisamos aguentar firmes para conseguirmos algumas mudanças”. Já para o vereador tucano Jairson Sabino, uma intervenção Militar seria para arrumar a casa, prender quem tem que prender, zelar as pessoas que precisem zelo, pois só desta forma teremos uma forma correta de recomeçar. “A questão dos caminhoneiros não é só o preço do diesel, mas a mídia não noticiou os fatores todos. O frete, os pedágios, seguro das cargas, eles literalmente estão pagando para trabalhar. Nós estamos sendo governados por um bando de ladrões, corruptos, e essa turma toda deveria sair do governo. Só assim teremos à possibilidade de recomeçar”, afirmou Sabino em entrevista à assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores na sexta-feira, 25.

O vereador Claudiomar Wotroba (PP), que também é favorável ao movimento dos caminhoneiros, falou sobre as condições dos motoristas nos bloqueios. “Eu fui até no trevo – referência ao trevo no bairro Lençol – e vi várias pessoas levando lanches, água e mantimentos aos caminhoneiros. Devemos apoiar eles, para que consigam de alguma forma, ter suas reivindicações atendidas”, comentou Wotroba.

Outro ponto levantado pelos vereadores, foi o adotado por alguns estabelecimentos de combustíveis, de estarem praticando preços abusivos. Com base no artigo 39, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), “Os preços abusivos descumprem o elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços, o que de acordo com o órgão de Defesa o aumento na demanda não justifica os aumentos”, os consumidores que sentirem lesados devem procurar o PROCON.

Abastecimento

De acordo com proprietários de postos de combustíveis em São Bento do Sul, o estoque de gasolina está quase 100% (cem por cento) esgotado. Há previsão de reabastecimentos para ambulâncias, viaturas policias e da frota dos bombeiros. Óleo diesel ainda é possível encontrar em alguns postos, mas os reservatórios estão baixos. Mercados e farmácias ainda possuem estoques, mas a previsão é que comece a esvaziar as prateleiras no final de semana.

Serviços Essenciais

Serviços como abastecimento de água e de coleta de lixo, poderão ser afetados em São Bento do Sul, conforme nota oficial da Prefeitura. O Executivo Municipal determinou à paralisação da sua frota de veículos, máquinas e equipamentos. Diante disso, serão atendidas apenas situações emergenciais de saúde.